Governo publica lista de produtos da agricultura familiar com bônus em dezembro

Produtos e estados contemplados pelo PGPAF possuem validade entre 10 de dezembro deste ano a 9 de janeiro 2021

08/12/2020 às 11:24 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na última segunda-feira (7) a relação dos produtos agrícolas que têm bônus de desconto em dezembro aos agentes financeiros operadores, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Conforme a Portaria nº 36, da Secretaria de Política Agrícola, a lista com os produtos e os estados contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) tem validade de 10 de dezembro deste ano a 9 de janeiro 2021.

Os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: abacaxi, banana, borracha natural cultivada, castanha de caju, manga, maracujá e mel de abelha.

Para os agricultores familiares que têm operações de investimento sem um produto principal, que é a fonte de renda para pagamento do financiamento, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Os estados que integram a lista deste mês são: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Sergipe

O recebimento de bônus do PGPAF ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência, permitindo ao produtor utilizar o valor como desconto no pagamento ou amortização nas parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

Para mais informações, entre em contato com a equipe técnica pelos endereços eletrônicos: [email protected] ou [email protected].

 

Informações por Mapa


Últimas Notícias