Previsão do Tempo

Veja a previsão de chuva para as cinco regiões do país

Informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

07/12/2020 - 13:37 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de chuva até 14 de dezembro indica que a semana será marcada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). 

A ZCAS é caracterizada por uma faixa de nuvens alinhada desde a região Norte até a parte da região Sudeste, passando pela parte central do Brasil, e que causa chuvas persistentes por alguns dias consecutivos.

Em áreas dos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a ZCAS favorecerá acumulados de chuva que poderão ultrapassar os 200 mm. Há previsão de temporais isolados nessas áreas que podem estar acompanhados de granizo e rajadas de vento. 

A ZCAS também favorecerá a ocorrência de chuvas significativas em Rondônia, Amazonas e no sul do Pará e de Tocantins. Nessas áreas, os acumulados de chuva poderão variar entre 20 e 70 mm.

Na região Sul, a semana deverá ter pouca chuva, com maiores acumulados entre 20 e 30 mm.

Na região Nordeste, as chuvas deverão se concentrar no oeste da Bahia, sul do Piauí e no Maranhão com acumulados entre 5 e 50 mm.

Semana 15 e 23 de dezembro
De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana deverá ser de muita chuva entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com acumulados podendo ficar próximos aos 100 mm.

Na região Sul, os maiores acumulados de chuva deverão acontecer entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, com valores entre 5 e 50 mm.

Na região Centro-Oeste, os acumulados de chuva deverão ser mais significativos em áreas do Mato Grosso do Sul, com valores que podem chegar aos 70 mm.

Na região do MATOPIBA, as chuvas deverão ter acumulados podendo variar entre 10 e 70 mm.

Temperatura
As temperaturas deverão ficar estáveis em grande parte do Brasil Central entre os dias 07 e 14 de dezembro. A partir do dia 12, a passagem de uma frente fria pela região Sul favorecerá ao declínio das temperaturas, principalmente, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Informações por Inmet

Compartilhar

Últimas Notícias