Porto de Paranaguá realiza primeira operação de importação de soja

Navio Discoverer trouxe dos Estados Unidos 30,5 mil toneladas do grão

04/12/2020 às 13:46 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
Soja importada dos EUA para abastecer mercado interno brasileiro
Foto: ​​​Claudio Neves Portos do Paraná

A primeira importação de soja no Porto de Paranaguá foi iniciada na tarde de ontem, quinta-feira (3). O navio Discoverer traz dos Estados Unidos 30,5 mil toneladas do grão, para abastecer o mercado interno brasileiro. Embora a quantidade seja considerada pequena, este é o maior volumes comprados pelo Brasil dos EUA desde 1997.

“O Brasil é um gigante na produção de soja, mas o preço do produto no mercado internacional, aliado às vantagens cambiais, fez com que praticamente toda a produção fosse vendida ao exterior. Com isso, foi necessário importar o grão para atender a demanda interna”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O Brasil importou dos EUA, entre janeiro e outubro 625 mil toneladas da oleoginosa, a maior quantidade desde 2003, conforme dados do Ministério da Economia. A maior parte veio do Paraguai 589 mil toneladas) e Uruguai (36,3 mil toneladas). No Paraná, os registros dos últimos dez anos apontam que não houve desembarque de soja estrangeira.

Garcia explica que os portos paranaenses são referência na exportação do produtor, mas a importação é inédita. Uma parte da carga vai direto para indústria e o restante fica armazenado em Paranaguá até o transporte ao destino final.

A soja importada passou por inspeções e liberações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Receita Federal.

O navio Discoverer, de bandeira das Ilhas Marshall, tem 179,9 metros de comprimento por 28,4 metros de largura (boca). A embarcação tem cinco porões. A previsão de duração da operação é de cinco dias, com produtividade de 6.000 toneladas por dia, dependendo das condições meteorológicas, já que com chuva o produto não é descarregado.

Navio Discoverer de bandeira das Ilhas Marshall
Foto: ​​​Claudio Neves Portos do Paraná

A agência marítima responsável pelo navio durante a estadia no Porto de Paranaguá é a Alphamar. O operador portuário, que fará o desembarque, é a Centro Sul Serviços Marítimos.

Segundo ele, esta é a primeira vez que a empresa descarrega soja. “É uma operação até curiosa. Trabalhamos com todos os outros cereais que, comumente, são importados, como malte, cevada e trigo. Soja, é a primeira vez”, conta.

Confira um trecho do descarregamento, enviado pela Assessoria do Porto.


Últimas Notícias