Economia

Pronasolos disponibiliza informações integradas sobre solos

Nova plataforma traz informações sobre solo, níveis de água, erosão, rodovias federais e estaduais, aptidão agrícola e graus de acidez (PH)

04/12/2020 - 10:46 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

Uma plataforma passou a disponibilizar informações integradas sobre os solos do Brasil. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos) e reúne em um site informações sobre o território do país, permitindo distintos usos e compartilhamento destes registros.

O projeto foi lançado na quinta-feira (3), em um evento virtual. A plataforma traz informações sobre solo, níveis de água disponível, níveis de erosão, rodovias federais e estaduais, aptidão agrícola e graus de acidez (PH).

A ferramenta, que pode ser acessada por qualquer cidadão, possibilita o cruzamento de dados e variáveis dentro do mapa, observando áreas e regiões específicas. O sistema também permite a impressão de imagens e o compartilhamento destas como link ou em redes sociais.

No evento virtual de lançamento, a chefe da Embrapa Solos, Petula Nascimento, apontou que uma das novidades é o detalhamento permitido com novas escalas, como de 1 para 200.000. A perspectiva é aprofundar ainda mais a minúcia.

“A carta de solos de 1:100.000 é o que queremos para o Pronasolos. Começa a atender a um planejamento estadual e municipal. Quando entramos no nível de detalhamento de 1:25.000 é o que queremos. Isso torna o zoneamento climático mais preciso”, afirmou.

O presidente da Embrapa, Celso Moreth, lembrou que os Estados Unidos possuem conhecimento detalhado sobre seus solos desde os anos 1960 e que a plataforma do Pronasolos contribui para que o Brasil passe a ter este tipo de recurso

 

Informações por Agência Brasil

Compartilhar

Últimas Notícias