Veja a previsão de chuva para as próximas semanas

Melhores acumulados de chuvas devem ficar na região Sudeste

02/12/2020 às 15:21 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado previsto pelo modelo COSMO para até 08 de dezembro indica que a semana deverá ter maiores acumulados de chuva em parte das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Na região Sul, os maiores volumes de chuva devem ocorrer principalmente em todo o estado do Paraná, com totais que podem superar os 80 mm. Também são esperados volumes significativos no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com acumulados que poderão variar entre 20 e 60 mm.

Na região Sudeste, os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer com mais intensidade no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no extremo sul do Espírito Santo. Os acumulados podem variar entre 40 e 100 mm.

Na região Centro-Oeste, os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer no centro-sul de Goiás, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com acumulados podendo variar entre 20 e 60 mm.

A região do MATOPIBA deverá ter acumulados de chuva maiores quando comparados à última semana. A chuva deverá se concentrar, principalmente, em Tocantins, com volumes entre 10 e 30 mm. Nas demais localidades, os totais previstos são de, no máximo, 15 mm.

Na região Norte, os acumulados de chuva poderão variar entre 20 e 150 mm, com maiores valores previstos para o estado do Amazonas.

Na região Nordeste, não há previsão de chuva significativa.

Semana 09 e 17 de dezembro
Conforme informações do Inmet, entre 9 a 17 de dezembro deverá ter muita chuva em grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Na região Sudeste, as chuvas devem ocorrer principalmente em Minas Gerais, Rio Janeiro, centro-sul do Espírito Santo e no norte de São Paulo, com acumulados podendo variar entre 50 e 120 mm.

Na região do MATOPIBA, as chuvas deverão ser irregulares, com acumulados entre 10 e 50 mm.

Na região Centro-Oeste, os acumulados de chuva deverão ser mais significativos em áreas de Goiás, do Mato Grosso do Sul e do centro-leste do Mato Grosso, com totais entre 30 e 90 mm.

Na região Sul, os maiores volumes devem ocorrer nos estados do Paraná e de Santa Cataria, com totais entre 20 e 50 mm. No Rio Grande do Sul, os volumes devem ficar abaixo dos 20 mm na maior parte do estado.

Temperatura
As temperaturas deverão ficar elevadas até 08 de dezembro em grande parte do Brasil, com previsão de valores próximos aos 40°C. Porém, nas regiões Sul e Sudeste, devido à presença de nebulosidade e das chuvas, parte dessas regiões deve ter suas temperaturas máximas atenuadas, ficando abaixo dos 26°C.

 

Informações por Inmet


Últimas Notícias