Governo oferta capacitação em Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Minicurso virtual vai abordar as plataformas do Zarc no planejamento e gestão de riscos climáticos da produção agrícola

17/11/2020 às 08:34 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará na próxima quarta-feira (18), das 15h às 17h30, um minicurso virtual em Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

O curso abordará as possibilidades de acesso ao SISZARC, visando auxiliar na extração automática dos dados do Zarc. Também será apresentado o acesso ao Painel de Indicação de Riscos do Zarc, além de funcionalidades do aplicativo Plantio Certo – Zarc.

O minicurso será ministrado por Eduardo Monteiro, pesquisador da Embrapa, e Hugo Borges, Coordenador-Geral de Riscos Agropecuários da Secretaria de Política Agrícola do Mapa.

O público-alvo são profissionais do agronegócio, produtores, agrônomos, corretores de seguros, funcionários de bancos e cooperativas de crédito, técnicos, estudantes e interessados nessa ferramenta científica. 

Para participar do evento, basta acessar no dia e horário agendados a plataforma Teams.

Zarc
Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

 

Informações por Mapa


Últimas Notícias