Embrapa apresenta plano diretor para próxima década

Plano diretor define as prioridades das atividades para os próximos anos

06/11/2020 às 11:25 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou na quarta-feira (4) seu novo plano diretor, documento estratégico no qual são apontadas suas prioridades para os próximos 10 anos. Nele são apresentados nove temas prioritários externos, com objetivos, metas e entregas, bem como algumas metas internas à empresa.

“Esse documento orienta e direciona o rumo da Embrapa para o desenvolvimento sustentável e competitivo da agricultura brasileira”, ressaltou o presidente da Embrapa, Celso Moretti, ao abrir entrevista coletiva online para divulgar o plano.

Segundo ele, o documento define e torna públicas as prioridades do órgão. “Chegamos a nove temas prioritários, 11 objetivos estratégicos que abrangem inovação, melhoria de gestão e de eficiência, 29 metas tangíveis e quantificáveis de curto, médio e longo prazos”, disse Moretti, ao destacar a relevância da empresa para levar soluções, produtos e tecnologias para a agricultura brasileira.

Entre os temas prioritários citados no plano estão agricultura digital, rastreabilidade e logística associadas aos sistemas produtivos agrícolas. “Queremos, em cinco anos, dobrar o número de usuários de aplicativos e sistemas digitais gerados pela Embrapa”, disse Moretti ao citar o primeiro dos temas apresentados no plano.

Com relação ao tema produtividade e sistemas de produção sustentáveis, Moretti disse que a ideia é favorecer iniciativas que ajudem na redução da quantidade de carbono emitido na atmosfera. “Queremos, até 2025, incrementar em 20% o benefício econômico gerado por práticas agropecuárias e tecnologias sustentáveis.”

Também são temas prioritários agregação de valor aos produtos e serviços agropecuários e agroindustriais, adaptação e mitigação frente aos efeitos da mudança do clima, aproveitamento e transformação de biomassa para energia renovável, bioprodutos, bioinsumos, desenvolvimento territorial sustentável; Segurança alimentar e nutricional, uso e conservação de recursos naturais e sanidade agropecuária.

Acesse por aqui a íntegra do plano diretor da Embrapa.

 

Informações por Agência Brasil


Últimas Notícias