Projeto Confina Brasil da Scot Consultoria realiza mapeamento em MT

De 15 a 24 de outubro, equipe percorreu mais de 2 mil km no estado e passou por 17 confinamentos que totalizam capacidade estática superior a 189 mil bois

29/10/2020 às 13:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A equipe do Confina Brasil deu mais um importante passo na missão de mapear o gado confinado brasileiro. Após passar por São Paulo e Mato Grosso do Sul, a equipe chegou a Mato Grosso, o berço da pecuária nacional. Dono do maior rebanho bovino do Brasil com mais de 30 milhões de cabeças, segundo últimos dados oficiais do IBGE, o equivalente a quase 14% da boiada produzida no território nacional, o Estado também se destaca no ranking internacional, sendo um dos maiores produtores de gado do mundo. 

Do dia 15 até 24 deste mês, a expedição percorreu mais de 2 mil km pelo estado passando pelos principais municípios produtores. Foram 17 confinamentos até o momento que, juntos, somam a capacidade estática superior a 189 mil bois. No total, a expedição já mapeou 82 confinamentos que totalizam a capacidade instalada de mais de 716,8 mil animais. 

Segundo Olavo Bottino, médico veterinário e diretor técnico do Confina Brasil, após uma semana e meia percorrendo as fazendas de MT, o que tem chamado a atenção primeiramente são as propriedades com grandes estruturas, com capacidade estática de confinamento superior a 10 mil cabeças. O que também surpreendeu foi a qualidade dos animais mapeados. “Temos observado a predominância de gado Nelore de muito boa qualidade e também muitos animais vindos de bons cruzamentos, principalmente de F1 Angus ou alguma outra raça taurina”, diz. 

Outra característica presente por lá é que as fazendas estão cada vez mais automatizadas com tecnologias que facilitam o manejo e a operação. Muitas estruturas já contam, por exemplo, com a coleta de dejetos das baias e dos currais, o que mostra a preocupação dos produtores com o bem-estar dos animais e também com as questões ambientais. 

“Vimos produtores com muita preocupação com a preservação da natureza e até investindo em coleta e compostagem de dejetos. Algumas fazendas já realizam parcerias com empresas que recolhem esses dejetos, os processa, e transforma-os em fertilizantes orgânicos. A matéria-prima é fornecida em troca da limpeza dos currais de engorda, gerando maior conforto aos animais”, ressalta.

ILP ganha espaço
Mato Grosso, um estado muito bem estabelecido na agricultura – sendo o maior produtor de grãos nacional – responsável por 28,9% do que é produzido entre soja, milho e algodão, tem utilizado a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) cada vez mais. Essa ferramenta presente em muitas das propriedades que a equipe visitou, mostra que é um caminho sem volta pelos que já realizam a técnica.

Isso porque muitos dos pecuaristas perceberam sinergismos das atividades, melhorando a produtividade geral do negócio. “Vimos em uma das fazendas visitadas que após orientação do gestor, concentraram o plantio nas áreas mais produtivas, aumentando a colheita dos grãos em sacas por hectare. O resultado foi excelente, conseguiram diminuir 40% da área plantada e aumentaram em 30% a receita final. Produtores com planejamento utilizam a pecuária para melhorar também o rendimento da agricultura”, destaca Bottino.

Dieta balanceada
Com a grande presença de grãos no Estado, muitos produtores utilizam a soja que não é comercializada, por não estar no padrão, para incorporar na dieta do gado. Segundo Felipe Dahas, médico veterinário e responsável pela aplicação do questionário nas fazendas visitadas, tanto os produtores quanto os gestores estão muito interessados nas dietas com baixa inclusão de volumoso. “Os responsáveis pelos confinamentos estão de olho nesse tipo de tecnologia para, principalmente, facilitar o sistema operacional das fazendas”, revela.

Expedição continua
A equipe do Confina Brasil continua o mapeamento em Mato Grosso e depois segue para Goiás e Minas Gerais com as duas equipes a campo simultaneamente.

Todas as informações da rota são atualizadas diariamente no Instagram @confinabrasil e no site do projeto.

Sobre
A Scot Consultoria é uma empresa dedicada à competitividade do agronegócio brasileiro. Foi criada com intuito de viabilizar a coleta, análise e divulgação de informações de mercado para o campo, onde geralmente há carência de informações confiáveis. Formada por profissionais especializados em agropecuária, as informações claras permitem decisões precisas. 

A proposta da Scot Consultoria é contribuir para o crescimento e fortalecimento do agronegócio, levando informações atuais a todos aqueles ligados aos elos da cadeia produtiva.

 

Foto de capa por: Divulgação Confina Brasil Agromovies


Últimas Notícias