Condições climáticas favoráveis para floradas de café arábica

Flores significativas foram observadas em Minas Gerais, Paraná e São Paulo

28/10/2020 às 13:12 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), mesmo com o registro de chuvas abaixo do ideal em muitas regiões, as condições estiveram favoráveis para a abertura de novas floradas da safra 2021/22 nos cafezais de arábica. 

Colaboradores do Cepea apontam que as flores foram significativas no Sul de Minas, na Zona da Mata (MG) e em partes do Noroeste do Paraná, da Mogiana (SP) e do Cerrado Mineiro. 

Em Garça (SP), agentes ainda esperam maiores volumes de chuvas para a indução de novas floradas. Quanto ao robusta, também choveu nos últimos dias no Espírito Santo e em Rondônia. No estado capixaba, agentes apontam que o desenvolvimento da safra 2021/22 está dentro do esperado. 

Ainda que o tempo firme em setembro tenha prejudicado parte dos cafezais, as reservas hídricas do estado permitiram a irrigação e, com o retorno gradual das chuvas neste mês, o pegamento dos chumbinhos têm ocorrido sem grandes problemas. 

Em Rondônia, as lavouras foram um pouco mais prejudicadas nos últimos meses, sendo que colaboradores apontam que houve perda de algumas flores e, posteriormente, de chumbinhos, o que pode prejudicar a produção na próxima temporada.

 

Informações por Cepea


Últimas Notícias