Inmet aponta chuvas em diversas regiões do BR

Dados foram apresentados no boletim Agroclimatológico de outubro

12/10/2020 às 13:44 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na sexta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Boletim Agroclimatológico, que apresenta análise das condições climáticas no Brasil do último mês e as condições oceânicas observadas e suas tendências e o Prognóstico Agroclimático para o período: outubro, novembro e dezembro de 2020.

Em áreas da Região Norte, a previsão climática do INMET indica maior probabilidade que as chuvas durante o trimestre outubro, novembro e dezembro deste ano deverão ocorrer acima da média climatológica. Exceto no extremo oeste da Região Norte, sudeste e nordeste do Pará e parte central de Tocantins, onde existe uma tendência das chuvas ocorrem abaixo da média.

Para o próximo trimestre, a previsão para a temperatura do ar próximo a superfície indica que deverá prevalecer entre próximo e acima da média. Na divisa entre os estados do Pará e Amazonas, as temperaturas devem ser mais amenas, devido à persistência das chuvas nesta área.

Região Nordeste, a previsão indica chuvas próximas à média ou acima na maioria das localidades. No norte da Bahia e leste do Nordeste Brasileiro, as chuvas previstas permanecerão ligeiramente abaixo da climatologia.

Conforme as previsões do modelo do Instituto, as temperaturas do ar devem predominar acima da média histórica nos estados do Maranhão e Piauí.

Nas demais áreas, as temperaturas devem ser próximas ou ligeiramente abaixo da climatologia, devido a chegada das chuvas sobre a metade sul da Bahia a partir de segunda quinzena de outubro.

Para a Região Centro-Oeste previsão para uma irregularidade espacial das chuvas, onde estas ficarão mais concentradas sobre o norte de Mato Grosso e de Goiás.

Nas demais áreas, haverá o predomínio de chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da climatologia.

Em relação às temperaturas, deverão predominar valores acima da média, exceto no sudoeste do Mato Grosso e grande parte do Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas poderão ser ligeiramente abaixo de seus valores climatológicos.

A Região Sudeste, de acordo com o Inmet, chuvas devem seguir acima da média em grande parte da área. No leste de São Paulo e centro de Minas Gerais, as probabilidades apontam o risco de chuvas abaixo da média. Com o retorno das chuvas previstas para esta região, a previsão para o trimestre indica que a temperatura do ar próximo a superfície deverá permanecer próxima ou ligeiramente abaixo da climatologia.

Por fim, a Região Sul, conforme o Instituto, chuvas serão abaixo nos três estados, exceto na região nordeste do Paraná, onde a tendência é de que as chuvas ocorram acima da média.

As temperaturas médias previstas para o trimestre de outubro a dezembro serão próximas à climatologia e ligeiramente acima da média em grande parte da Região Sul, entretanto as entradas de sistemas frontais ainda poderão provocar declínio nas temperaturas, principalmente sobre o nordeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.


Últimas Notícias