Início do plantio da soja em Goiás será antecipado para 25 de setembro

Entidades rurais estaduais solicitaram a antecipação no estado

24/09/2020 às 15:58 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os produtores de Goiás poderão, pelo segundo ano consecutivo, iniciar a semeadura de soja a partir de 25 de setembro. A autorização da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) foi publicada no Diário Oficial no dia 18 de setembro, por meio da Instrução Normativa (IN) 007/2020. A antecipação tem caráter excepcional para a safra 2020/21 e não altera o prazo limite para o plantio da soja, que permanece até 31 de dezembro.

A alteração atende a uma demanda conjunta da Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás), da Aprosoja-GO (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás) e da Agopa (Associação Goiana dos Produtores de Algodão), que foi apresentada em 2019 e renovada este ano.

Para a Aprosoja (GO), essa nova antecipação vai conciliar as diferentes necessidades dos produtores associados com a responsabilidade de manter a vigilância sobre a disseminação da ferrugem asiática no Estado. “Na safra passada (2019/20) não tivemos problemas de ferrugem asiática. Os primeiros focos da doença apareceram com as lavouras em fase final de maturação, então não sofremos impacto por ter antecipado o plantio em 6 dias”, conta o presidente da entidade, Adriano Barzotto.

Ele afirma que nesse segundo ano será possível avaliar melhor se realmente a antecipação da semeadura de soja não afeta a cultura no Estado. “Vamos acompanhar mais uma safra pra ver o que podemos trazer de melhorias para o sistema produtivo de Goiás como um todo, compreendendo as necessidades dos nossos colegas irrigantes e dos que plantam algodão. Talvez a gente possa avançar e até antecipar um pouco mais no ano que vem.”

 

Informações por Faeg


Últimas Notícias