79 munícios do MS registram focos de incêndio desde o último domingo (13)
Foto: Chico Ribeiro
Na manhã desta sexta-feira (18), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro), realizou uma transmissão para balanço das queimadas no Pantanal e quais medidas serão tomadas para solução do problema.
No primeiro momento, o secretário responsável pela Semagro, Jaime Verruck destacou que 79 munícios do estado estão com focos de incêndio, desde o último domingo (13).
Foi criada uma força tarefa entre servidores do Imasul, soldados do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, agentes da Polícia Civil e da Perícia Técnica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, para identificação e verificação da origem dos incêndios na região, a ação foi denominada como Operação Focus.
Mato Grosso do Sul segue em alerta até o começa de novembro. Em virtude do fenômeno Lã Niña, para o próximo trimestre não devem haver volumes significativos de chuvas. Os governos de Minas Gerais e Paraná enviaram ajuda para MS.
Serão destinados recursos para pesquisas sobre o Pantanal, por meio do Projeto Bioma Pantanal entre outros que contarão com ajuda do setor privado para regeneração da área. A força tarefa trabalha também na identificação do número de animais mortos.
O cantor sertanejo, natural de Campo Grande, capital do MS irá realizar em breve uma LIVE no Pantanal para levantar recursos para região. Verruck solicitou recursos logísticos para que seja viabilizada a transmissão.Em Corumbá, duas veterinárias realizam atendimentos aos animais do Pantanal.
Na próxima semana o governo estadual deve anunciar uma linha de crédito para os produtores do Pantanal.