Vazio sanitário termina na próxima quinta-feira (10) no Paraná

No estado, o período do vazio sanitário dura entre 10 de junho a 10 de setembro

07/09/2020 às 17:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após três meses de vigência, o período do Vazio Sanitário da soja acaba na próxima quinta-feira (10), quando o plantio do grão estará liberado em todo o Estado. O Vazio Sanitário é uma medida de manejo agrícola prevista em legislação fitossanitária adotada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). 

O objetivo é conter o avanço da ferrugem da soja, doença que se não for controlada de forma adequada pode causar prejuízos econômicos de até 90% à cultura da soja no Estado.

O vazio sanitário consiste na ausência de plantios de soja, de qualquer natureza, e de germinação voluntária de pés de soja ao longo de estradas, carreadores ou outras localidades, durante o período de entressafra da cultura. O propósito é prorrogar ao máximo o aparecimento da doença, que pode ser de maior ou menor infestação conforme as condições climáticas durante o ciclo produtivo da soja.

No Paraná, o período vai do dia 10 de junho a 10 de setembro. Nos demais estados, esse período se estende até o dia 15 de setembro. Iniciando o plantio mais cedo, o produtor pode plantar cultivares precoces em determinadas regiões, dependendo das condições climáticas.

Com a doença aparecendo mais tarde, ou talvez nem aparecendo, ganha o produtor rural porque reduz a aplicação de fungicidas, diminuindo também os custos de produção.

 

Informações por Adapar


Últimas Notícias