Mandioca: oferta fica abaixo das expectativas e limita queda no preço

Expectativa é que a baixa oferta continue em setembro e outubro

31/08/2020 às 17:32 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os trabalhos no campo foram retomados entre 24 e 28 de agosto em todas as regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), devido ao clima favorável. No entanto, a oferta de mandioca para as indústrias de fécula e de farinha ficou abaixo das expectativas, o que limitou a queda nas cotações. 

Isso porque há um número bastante reduzido de lavouras de raízes com mais de 1 ciclo e meio para serem colhidas, ao mesmo tempo em que parte dos agricultores voltou a priorizar o plantio, que está em fase final. Vale destacar, ainda, que o rendimento de amido mais baixo também é determinante para a comercialização. 

De acordo com pesquisas do Cepea, a baixa oferta pode continuar em setembro e meados de outubro, pelo fato de as lavouras podadas ainda não estarem disponíveis. Assim, o rendimento de amido, que sazonalmente tem quedas expressivas a partir da primavera, também será determinante para a tomada de decisão de colheita.

Quanto à demanda industrial, mais enfraquecida em outros períodos, deve se intensificar, especialmente, no início do último trimestre, devido à maior procura pela fécula, seja para a reposição de estoques ou mesmo para atender aos contratos de entrega de final de ano.

 

Informações por Cepea


Últimas Notícias