Produtores de arroz começam a semeadura da safra 2020/2021 no RS

Disponibilidade hídrica dos reservatórios poderá prejudicar a produção

24/08/2020 às 10:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr/ RS), em São Gabriel, na região da campanha, já estão semeando arroz. Outras cidades do estado também registraram áreas semeadas, como Santo Antônio da Patrulha e Alegrete. 

“Essas são semeaduras mais precoces. No caso de Santo Antônio da Patrulha, onde a semeadura é no sistema pré-germinado, vamos acompanhar o desenvolvimento da lavoura e o efeito destas baixas temperaturas. Nas lavouras semeadas no seco em sistemas de plantio direto ou cultivo mínimo, a semente fica guardada no solo, mas não tem temperatura para iniciar o processo de germinação ainda. Só vai emergir daqui 20 ou 30 dias, dependendo das condições climáticas”, comenta o diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Ivo Mello.

As equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) realizam o levantamento e nos próximos dias o Irga deverá divulgar a intenção de semeadura para a safra 2020/2021.

Mello, no entanto, antecipa um problema que pode afetar a próxima safra: a disponibilidade hídrica dos reservatórios. “Hoje, a situação é crítica. Na fronteira oeste, por exemplo, as informações que temos até o momento indicam disponibilidade de 70% em açudes e barramentos. E na zona sul, campanha e planície costeira interna, a média é de apenas 40% de disponibilidade. Se não chover um pouco acima do normal nos próximos 60 dias estamos estimando uma deficiência no Estado de, mais ou menos, uns 15%, considerando todas as fontes de água para irrigação (rios, lagos e reservatórios). Mas nossas equipes dos escritórios municipais ainda estão levantando com mais detalhes esses dados para oferecermos uma informação mais precisa”, acrescenta o diretor técnico do Irga.

 

Informações por Seapdr/ RS


Últimas Notícias