Entidade aponta prejuízos em áreas rurais em 15 municípios de SC após temporais

Danos foram verificados em infraestruturas e nos ramos de pecuária e agricultura

19/08/2020 às 16:36 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Relatório preliminar da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/ SC) aponta que 15 municípios catarinenses registraram prejuízos em zonas rurais, com os temporais que atingiram o estado entre 14 e 15 de agosto.

Na região Meio Oeste foram atingidas as zonas rurais dos municípios de Água Doce, Ibicaré, Treze Tílias, Catanduvas, Vargem Bonita, Luzerna, Brunopólis, Tangará e Frei Rogério. Leite, suinocultura, avicultura, reflorestamento, alho e fruticultura são as atividades afetadas, com prejuízos em residências, galpões, implementos e equipamentos.

Irineópolis e Monte Castelo foram os municípios afetados no Planalto Norte, com destruição de residências, galpões, implementos e equipamentos. Na região, as produções atingidas foram as de fumo, leite, alho, erva-mate e reflorestamento.

Os prejuízos na agricultura do Litoral Norte abrangeram os municípios de Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Garuva. As atividades atingidas foram as produções de banana, palmito, arroz e plantas ornamentais, com a destruição de galpões e abrigos.

Orientações
Além dos levantamentos realizados com as defesas civis de cada município, a Epagri está orientando os agricultores que têm cultivos financiados com custeio via Pronaf a acessarem o seguro agrícola Proagro. Também está sendo recomendado o uso das políticas públicas existentes para a reabilitação da infraestrutura, aproveitando o Plano Safra 2020/21.

Os técnicos da Epagri orientam aos produtores que possuem seguro da infraestrutura danificada, para que procurem as instituições para comunicar o sinistro. Para este fim e para os outros para os quais sejam necessários, já estão sendo confeccionados laudos meteorológicos e de determinação de perdas.

Para mais informações sobre previsão do tempo, consulte o site da Epagri/Ciram.

 

Informações por Epagri/ Foto de capa por Corpo de Bombeiros de SC


Últimas Notícias