China detecta coronavírus em frango importado do Brasil

Centros locais de doença realizam desde junho análises de rotina com carnes e frutos do mar importados

13/08/2020 às 09:26 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações da agência France Presse, o governo de Shenzhen, no sul da China, informou nesta quinta-feira (13), que detectou a presença de Coronavírus em asas de frango congeladas vindas do Brasil em uma das análises de rotina feita na terça-feira (11).

As autoridades chinesas informaram que rastrearam e realizaram exames com as pessoas que tiveram contato com o material contaminado e que os testes deram negativo.

Segundo a agência Reuters, centros locais de doença realizam desde junho análises de rotina com carnes e frutos do mar importados, após um surto de coronavírus em Pequim foi ligado a mercado atacadista de alimentos em Xinfadi.

Ainda de acordo com a agência, também foi detectada na cidade de Xi´An a presença de Covid-19 em embalagens de camarões congeladas importadas do Equador. Comissão de saúde local informou que fez exames com as pessoas e ambiente ligados aos camarões contaminados vendidos em um mercado local.

A China pediu que a população tenha cuidado com carne e frutos do mar importados.

Comunicado Mapa
Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou que não foi notificado oficialmente pela China e que acionou a adidância agrícola em Pequim para consultar a Administração Geral de Aduanas da China - GACC para mais informações oficiais que esclareçam as circunstâncias da suposta contaminação.

“O Mapa ressalta que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há comprovação científica de transmissão do vírus da COVID-19 a partir de alimentos ou embalagens de alimentos congelados. O Mapa reitera a inocuidade dos produtos produzidos nos estabelecimentos sob SIF, visto que obedecem protocolos rígidos para garantir a saúde pública”, afirmou o ógão.


Últimas Notícias