ECR 2020 Digital: agro pode ter boas oportunidades econômicas em meio à pandemia

Tema foi abordado durante a ECR 2020 Digital, promovida pela Scot Consultoria

12/08/2020 às 18:39 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última sexta-feira (07), durante o Encontro de Recriadores e início do Encontro de Confinamento da Scot Consultoria, o engenheiro agrônomo, doutor em economia aplicada pela ESALQ/USP e, atualmente, sócio consultor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros, abordou a economia e o agronegócio brasileiro frente a pandemia causada pelo novo Coronavírus.

“Neste período de COVID-19, o mundo passou por uma sucessão de choques. Um choque macroeconômico profundo, com uma recessão mundial e queda estimada de 5 a 6%, segundo o FMI”.

Apesar do forte impacto no consumo, Alexandre afirma que o agronegócio brasileiro teve forte impulso graças às exportações estimuladas pela depreciação do real frente ao dólar. “A perda de força da moeda brasileira fez com que a carne e os insumos brasileiros ficassem muito competitivos e a demanda interna mantida e o auxílio emergencial impactaram profundamente os preços”, ele explicou.

“A atual conjuntura brasileira, com a queda forte do PIB no ano, leva a uma expectativa de inflação abaixo de 2%, o que levou à redução da taxa básica de juros a 2%, menor nível na história, o que fortalece os investimentos na pecuária brasileira”, afirmou. 

Segundo Alexandre, o cenário atual traz grandes oportunidades à pecuária e decisões que devem ser tomadas com base na situação da propriedade. 

As inscrições para O ECR2020 Digital podem ser feitas pelo site, WhatsApp ou telefone (17) 3343-5111.

 


Últimas Notícias