Governo assina Instrução Normativa para tornar estados livres de aftosa sem vacinação

Tornam livre os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e parte do Amazonas e Mato Grosso

12/08/2020 às 12:39 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Ontem, terça-feira (11) a ministra, Tereza Cristina, assinou a Instrução Normativa nº 52, que deve ser publicada ainda nesta quarta-feira (12). A IT reconhece como livres de febre aftosa sem vacinação os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e parte do Amazonas e Mato Grosso.

Em relação ao ingresso de bovinos e bubalinos nas áreas descritas no documento, serão observadas as IT da Secretária de Defesa Agropecuária. No estado catarinense, serão verificados as diretrizes definidas para origem em zona livre com vacinação, até o seu reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como zonas livres sem vacinação.

De acordo com informações a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a decisão atinge cerca de 500 mil cabeças de gado em uma pequena área do MT, constituída por propriedades de quatro municípios (Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína), e de todas as propriedades do município de Rondolândia.

Esta região do MT detém aproximadamente 40 milhões de bovinos, o que representa 18,5% do rebanho nacional. Atualmente, somente o estado de Santa Catarina, com rebanho de 4 milhões de bovinos, possui reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação.

O documento entra em vigor a partir de 1º de setembro.

 


Últimas Notícias