Mais de 40% da safra do café arábica foi negociada, aponta Cepea

Preços domésticos continuam em patamares elevados

12/08/2020 às 13:45 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apesar do enfraquecimento nos últimos dias, os preços domésticos do café arábica permanecem em patamares elevados. Segundo pesquisadores da entidade, esse cenário tem incentivado agentes a negociar volumes mais significativo da atual safra 2020/21 no físico nacional. 

Levantamento do Cepea junto aos agentes de mercado mostra que mais de 40% da temporada já havia sido comprometida até o início de agosto, o que é elevado para o período quando comparado a anos anteriores. Quanto ao robusta, boa parte da safra já havia sido comercializada até a última semana. 

A liquidez da variedade no mercado físico tem sido superior à do arábica desde o início da colheita, especialmente, no Espírito Santo. Com a alta das cotações a partir do final de julho, os negócios estiveram ainda mais intensos. 

Segundo agentes consultados pelo Cepea, cerca de 45 a 50% da safra já foi vendida no Espírito Santo. Em Rondônia, devido ao maior percentual de cafés negociados em meses anteriores, o volume da safra 2020/21 já comprometido é de 70 a 80%.

 

Informações por Cepea


Últimas Notícias