Bolívia é o país mais afetado pelas queimadas

País teve área de 500 mil hectares consumida pelo fogo

22/08/2019 às 12:01 atualizado por Adriano Falleiros - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Bolívia é o país fronteiriço com o Brasil que mais sofre com incêndios. Uma área de pelo menos 500 mil hectares já foi consumida pelo fogo. A nuvem de fumaça que sai de Roboré, município do departamento de Santa Cruz, atinge cidades brasileiras que ficam perto da fronteira.

Foto:AFP  Incêndios consumiram até agora cerca de 500.000 hectares de florestas e áreas de plantação na Bolívia. 

Os primeiros focos do incêndio foram detectados há, pelo menos, 16 dias. O fogo atinge pelo menos dez povoados do município Roboré, no sudeste boliviano. A cidade abriga um dos mais emblemáticos parques do país, onde há uma rica fauna e flora. Nas imediações também está a Chiquitanía, como são chamadas as Missões Jesuíticas na Bolívia.

Há suspeitas de que o incêndio comçou depois que queimadas, promovidas pelos agricultores com a justificativa de preparar a terra para a lavoura, tenham saído do controle.

Dados não-oficiais apontam que o fogo devastou uma área equivalente a 500 mil campos de futebol. O clima seco e os ventos fortes podem ter colaborado na dispersão das chamas.

Até o momento não foram registradas perdas humanas, mas, apesar de ainda não ter sido determinado o tamanho do impactos, os animais são os que mais sofrem com o fogo e o calor.

Em alguns locais, moradores foram evacuados e aulas suspensas devido à péssima qualidade do ar. Não há previsão de quando será possível extinguir o incêndio.


Últimas Notícias