Europeus diminuem dependência da carne de frango brasileiro

Europeus estão importando menos frango do Brasil

08/03/2019 às 12:53 atualizado por Adriano Falleiros - SBA | Siga-nos no Google News
:

Informações divulgadas pelo Eurostat - Gabinete de Estatísticas da União Europeia – apontam que o aumento da produção de frangos pelos europeus diminui a dependência da Europa pelo produto brasileiro.

Além de aumentar a produção, os europoeus também tem buscado o produto em outros países. No ano passado, a União Européia importou 791 mil toneladas, conforme dados divulgados pelo Eurostat. É a segunda queda anual seguida.

Por outro lado, as exportações de carne de aves dos europeus somaram 1,77 milhão de toneladas. O volume das vendas externas vem subindo ano a ano e em 2018 supera em 17% o volume de três anos atrás.

Esse movimento do mercado europeu não é bom para os brasileiros, uma vez que no ano de 2018 as exportações do Brasil para a União Europeia recuaram 26% ante 2017, para 296 mil toneladas. No mesmo período, as exportações da Tailândia subiram 12%, mantendo o país asiático na liderança das exportações para os europeus. Tradicionalmente, a posição era ocupada pelo Brasil.

Na contramão desse cenário, estão as exportações do Chile e da Argentina, que aumentaram as saídas para o mercado europeu.

No entanto, os custos de produção no Brasil, segundo cálculos da União Europeia, continuam mais favoráveis do que os dos Estados Unidos e os da Europa, chegando a ser 35% a 40% menores.


Últimas Notícias