Vendas externas de carne bovina in natura entram em ritmo intenso

Volume embarcado em setembro ficou próximo de 200 mil toneladas

05/10/2023 às 12:30 atualizado por Nanda Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nas últimas semanas as vendas externas de carne bovina in natura estão em ritmo mais intenso. De acordo com os pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em setembro, o volume embarcado ficou próximo de 200 mil toneladas. 

Esse cenário reforçou o movimento de recuperação nos preços internos da arroba do boi gordo, que já vinha sendo observado ao longo do último mês devido à diminuição na oferta de animais para abate. 

O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 (estado de São Paulo) avançou expressivos 18,2% no acumulado de setembro, encerrando o mês a R$ 236,15.

Quanto às vendas externas, em setembro, dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) mostram que o Brasil exportou 195,07 mil toneladas de carne bovina in natura, alta de 5,24% na comparação com agosto deste ano, mas 3,9% abaixo do volume de setembro do ano passado. 

No entanto, o desempenho observado no mês passado foi o segundo melhor para um mês de setembro, atrás apenas do observado justamente no ano passado (quando 203,02 mil toneladas foram escoadas). 

Com informações do Cepea 
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista
Foto: Acervo Canal do Boi


Últimas Notícias