Produção de feijão 2ª safra aumentou 26% em relação ao ano anterior

Boas condições climáticas ajudaram na recuperação do grão

17/07/2022 às 09:25 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A produção de feijão está estimada em 3,1 milhões de toneladas, representando um aumento de 26% em relação à safra anterior, conforme os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A recuperação é explicada pelas boas condições climáticas registradas em comparação ao ano safra 2020/21.

A colheita do grão está fase final no Paraná, chegando a 98% da área total. Mesmo em decorrência do mau tempo registrado ao longo do ciclo, o rendimento médio alcançado é superior ao do ano passado, que foi bastante afetado pelas condições de estresse hídrico e incidência de geadas.

Em Minas Gerais a colheita segue progredindo no Sul do estado, chegando, até o final da última semana, a cerca de 80% da área total. Nas lavouras localizadas no Noroeste, Triângulo e Alto Paranaíba estão com os ciclos finalizados.

A safra foi prejudicada pela escassez hídrica em parte do período fenológico que refletiu em redução de potencial produtivo, mas as chuvas registradas no Centro-Oeste e no Sul foram benéficas às lavouras mais tardias. 

Na Bahia a produtividade média tem sido impactada pela escassez de chuvas registrada nos últimos meses. O estado tem 18% da área total colhida, exclusivamente do feijão-caupi. 

Para o feijão cores, que é manejado sob irrigação, as lavouras seguem em desenvolvimento vegetativo, floração e formação de vagens, dispondo de boas condições.

Com informações da Conab 

Foto capa Luciana Fernandes/Embrapa 


Últimas Notícias