Conab estima crescimento de 12,5% na produção de grãos

Companhia estima produção de 284,4 milhões de toneladas

11/01/2022 às 11:28 atualizado por Lucas Caxito* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra de grãos 2021/22 deve atingir um volume total de 284,4 milhões de toneladas, um aumento de 32 milhões de toneladas, equivalente a 12,5% a mais em comparação a safra 2020/2021. O destaque ficou por conta da soja, com aumento de área semeada de 3,8% e produção estimada de 140,5 milhões de toneladas; e da safra do trigo, que foi encerrada com recorde de produção.

O 4º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 foi apresentado nesta terça-feira (11) pela Conab em uma live.

O presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, destacou o crescimento da área de cultivo da soja, cultura que mantém o país como o maior produtor mundial de oleaginosa.

"A liderança do Brasil na agricultura mostra os avanços conquistados na produção brasileira de grãos. Além da versatilidade dos produtores, que estão cada vez mais estruturados a partir de informações de inteligência agrícola da Companhia, outros ganhos são resultado da organização e da parceria de instituições públicas e privadas para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária nacional", ressaltou Ribeiro.

Em relação à produção total de milho, considerando a primeira, segunda e terceira safras, está estimada em 112,9 milhões de toneladas. No caso do trigo, a safra 2021 foi concluída e o volume total de produção é de 7,7 milhões de toneladas. 

Preços

Em comparação com o mês de novembro, preços apontam redução de 4,5% nas cotações do arroz no Rio Grande do Sul; redução de 4,9% no preço do feijão cores em São Paulo; elevação de 2,1% no feijão preto no Paraná; redução de 5% no preço do milho em Mato Grosso; elevação de 5% no trigo do Paraná; elevação de 0,5% no preço da soja em Mato Grosso e de 2,5% no Paraná; e ainda a elevação de 4,8% nos preços do algodão em Mato Grosso.

Estiagem preocupa produtores

Em contrapartida à estimativa publicada pela Conab, a falta de chuvas na região Sul e Centro-Oeste do país preocupam produtores e as secretarias de Agricultura dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Os dados sobre o Paraná apontam para uma queda de 8 milhões de toneladas de soja (37,8%) e 1,78 milhão de toneladas (42%) de milho verão.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, a estimativa da safra de soja caiu de 21 milhões de toneladas para, no pior dos cenários, 13 milhões de toneladas da oleaginosa.

Em relação ao milho, os dados apontam para uma queda de 1,78 milhão de toneladas (42%) de milho verão no estado paranaense.

E no Rio Grande do Sul, a expectativa de perda decorrente das secas e altas temperaturas, chega a 50% de toda a produção em todas as regiões gaúchas.

Saiba Mais

Rio Grande do Sul sofre com estiagem e seca; condição prejudica lavouras

Estiagem reduz 8 milhões de toneladas da safra de soja do PR, estima secretário de Agricultura

Estiagem no RS: prejuízos devem ultrapassar R$ 19 bilhões. Ouça mais no AgroDinheiro

Estiagem no RS: perdas atingem 59% no milho e 13% na soja

*Texto aprovado pelo jornalista Douglas Silvério. 


Últimas Notícias