É registrado surto de Listeria por derivados de ovos nos EUA

Centros responsáveis pelo controle e prevenção de doenças investigam casos da doença

27/12/2019 às 16:30 atualizado por Rafaela Flôr* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Centro dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) junto com o Centro de administração de alimentos e drogas (FDA) estão investigando um surto em vários estados de Listeria monocytogenes que está ligado a ovos frescos e cozidos produzidos pela Almark Foods .

De acordo com um alerta de segurança alimentar do CDC, o surto de Listeria monocytogenes causou sete doenças em cinco estados. Os estados onde as pessoas adoeceram incluem Flórida, Maine, Pensilvânia, Carolina do Sul e Texas.

Dessas sete pessoas, quatro delas foram hospitalizadas e houve uma morte. Também foi afetado um bebê recém-nascido que foi infectado enquanto a mãe estava grávida. O bebê sobreviveu.

Entrevistas com pessoas que ficaram doentes e evidências de laboratório indicaram que ovos cozidos frescos e a granel produzidos pela Almark Foods de Gainesville, na Geórgia, são uma provável fonte desse surto. Estes ovos, que foram descascados, foram embalados em baldes de plástico e vendidos sob várias marcas em todo o país a operadores de serviços de alimentação, incluindo mercearias e restaurantes.

Desde então, a Almark Foods recolheu todos os ovos cozidos e descascados em baldes produzidos nas instalações de Gainsville. Os produtos recolhidos são embalados em baldes de plástico branco com tampas de plástico branco. Os ovos foram vendidos sob várias marcas, incluindo Allmark Foods, Egggs Select, Nic's Peeled Pearls, Rainbow Farms e Sutherland's Food Service Inc.

A empresa suspendeu a produção desses produtos à medida que o assunto é investigado. Esta investigação está em andamento em um esforço para determinar se outros produtos estão relacionados a doenças.

Como a  Listeria  pode causar infecções graves, o CDC alerta para vender, servir ou usar esses ovos cozidos para fazer outros alimentos, como salada de ovos. A agência também recomenda que todos os ovos cozidos comprados em lojas ou produtos que os contenham sejam descartados, independentemente de quando foram comprados. O CDC também recomenda lavar e higienizar as gavetas e prateleiras de geladeira e freezer onde esses produtos possam ter sido armazenados.


Com informações de Avicultura Industrial.
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira.


Últimas Notícias