Clima deixa cafeicultores preocupados nas regiões de arábica e robusta

Impactos na produção da próxima safra ainda são pequenos

25/09/2019 às 15:48 atualizado por Pâmela Machado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) afirmam que o clima quente e seco na maior parte das regiões de plantação de café arábica e robusta está preocupando os cafeicultores. No caso do arábica, agentes apontam que algumas flores foram abortadas nas últimas semanas, especialmente as abertas em julho. No entanto, impactos na produção da próxima safra, ainda são baixos.

Entretanto, chuvas já foram registradas nas regiões de Garça (SP) nos últimos dias. A previsão também é positiva para a próxima quinzena, com precipitações acima de 50 mm em Franca (SP), Varginha (MG), Patrocínio (MG), Manhuaçu (MG), Londrina (PR), Linhares (ES) e Cacoal (RO), e de 33 mm em Garça, segundo a Climatempo. Esse cenário, aliado à queda dos futuros da variedade em parte da semana passada, retraiu produtores das negociações.

O Indicador CEPEA/ESALQ do café tipo 6 bebida dura para melhor, na terça-feira (24), fechou a R$432,86/saca de 60 kg na capital paulista. O valor teve alta de 0,2% em relação à terça anterior (17). Quanto ao robusta, na terça-feira(24), o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 fechou a R$ 291,60/sc de 60 kg, alta de 1% em relação à terça anterior (17).

Com informações do Cepea

*Texto publicado com supervisão de Douglas Ferreira


Últimas Notícias