ENCA 2021: 'cooperativas são responsáveis por 53% da produção nacional', diz Alysson Paulinelli

Entrevista foi exibida no programa 'Agricultura BR', do Canal do Boi

19/11/2021 às 14:20 atualizado por Douglas Silvério - SBA | Siga-nos no Google News
:

O ex-ministro da agricultura, Alysson Paulinelli, concedeu entrevista ao Canal do Boi, durante o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA). O evento foi realizado terça (16) e quarta (17), em Campinas (SP). 

“A pesquisa no agronegócio continua forte, hoje nós temos a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], universidades, instituições de pesquisa, e principalmente a iniciativa privada. O que nós precisamos é tentar reorganizar e integrar esse pessoal, porque as tarefas não terminaram”, disse Paulinelli. 

Paulinelli reforçou a importância das cooperativas para o agronegócio. A entrevista foi exibida no programa Agricultura BR, de quarta-feira (17). 

“Temos que organizar a produção nacional. Em 1974, quando entrei no governo, as cooperativas quase não existiam. Hoje eu encho a boca e digo com muito orgulho que 53% da produção nacional está na mão de cooperados. Esta é sem dúvida uma das ações mais acertadas que o produtor tomou”, acrescentou o ex-ministro. 

Ele é considerado o “pai da agricultura moderna brasileira”. Responsável pela implantação da agricultura tropical no Cerrado Brasileiro na década de 70, movimento que destacou o Brasil no mercado mundial de alimentos.

Quando ocupou o cargo de ministro, modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de aplicar um programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de ensino do mundo.

Veja a entrevista completa

Foto de capa: Wenderson Araujo. 

Últimas Notícias