Governo federal vai socorrer cafeicultores com R$ 1 bi

Crédito emergencial esta condicionado a seguro rural

03/08/2021 às 19:15 atualizado por Valter Puga Jr - Bolsa Brasileira de Mercadorias | Siga-nos no Google News
:

O governo federal deve liberar um socorro financeiro para os cafeicultores prejudicados pela seca do ano passado e pelas geadas recentes, que provocaram – em muitos casos – perdas de mais de 60% da produção. A informação foi dada pelo presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, ao jornal Valor Econômico, nesta terça-feira (3).

Segundo Silas Brasileiro, a liberação do recurso deve ser avaliada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no próximo dia 26, e teria origem no Funcafé, o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira.

Ao jornalista Rafael Walendorff, autor da reportagem, o presidente do CNC disse que os detalhes da medida emergencial, como os limites de financiamento por produtor, a área, as taxas de juros e prazos de carência, serão definidos ainda na próxima semana.

Exigências ao produtor

Esse apoio com crédito emergencial, no entanto, estará condicionado à contratação do seguro rural pelo produtor rural. Para isso, foi acionada a Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira, a Fundação Procafé, que fará levantamento oficial das perdas que justificariam a concessão de financiamento.

A Procafé contratará empresas para, através de imagens aéreas, obter dados mais precisos sobre os danos ocorridos nas regiões produtoras. Mais do que isso, a Procafé terá 30 dias de prazo para concluir o estudo e proceder ao mapeamento de zoneamento dos cafezais, de modo a identificar lavouras implantadas em áreas impróprias, explicou Silas Brasileiro.


Últimas Notícias