Assista agora:
Pecuária

Presidente da Asumas fala sobre as preocupações do setor com focos da PSA

Mesa resonda sobre suinocultura foi realizada no programa Mais Pecuária de terça-feira (3)

03/08/2021 - 18:00 | Por Frederico Diegues* - SBA | Siga-nos no Google News

O programa Mais Pecuária, do Canal do Boi, realiza hoje (3) um especial sobre suinocultura. O debate conta com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes; o presidente e o diretor tesoureiro da Associação Sul-matogrossense de Suinocultores (Asumas), Alessandro Boigues e Celso Philippi, respectivamente; o secretário da Semagro, Jaime Verruck, e também o suinocultor e conselheiro da Asumas, Milton Bigatão. 

O presidente da Asumas, Alessandro Boigues, falou, em entrevista ao Canal do Boi, sobre as preocupações do setor em relação aos novos focos da Peste Suína Africana. 

“Tem risco de vir de qualquer lugar, o problema é que agora está realmente mais próximo. Uma das coisas que a gente pediu para a ministra, semana passada em Brasília, foi para intensificar a atuação do Mapa nos aeroportos e portos, porque essa doença vem através de alimentos, normalmente carnes. O que nós como produção temos como obrigação? Intensificar a questão da biossegurança. Não receber visita nas propriedades, esse é um trabalho que nós como suinocultores temos que nos blindar, dentro da suinocultura industrial. O que me preocupa são as criações de subsistência, de fundo de quintal, e as criações de javali, que é por onde essas doenças normalmente entram no país”, disse Boigues. 

Confira o debate na íntegra

*texto com supervisão do jornalista de Douglas Ferreira. 

Foto de capa por Wenderson Araujo/ Trilux

Compartilhar

Últimas Notícias