Corpo de Bombeiros instala base no Parque do Rio Taquari

Militares estão instalados na base há mais de um mês trabalhando preventivamente para evitar queimadas

15/06/2021 às 12:35 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
Militares estão instalados há mais de um mes trabalhando para evitar queimadas.
Foto:
Divulgação Semagro

O corpo de bombeiros de Mato Grosso do Sul disponibilizou uma equipe permanente instalada na base do Cuitelo, com o objetivo de prevenir incêndios no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. Quatro militares estão instalados na base há um mês, trabalhando preventivamente para evitar queimadas.

Os militares explicaram que a base havia sido montada há mais de 40 dias e no momento o trabalho é de levantamento de acessos e de máquinas e recursos hídricos para possíveis emergências. Até então, nenhum foco de incêndio foi registrado no parque, mas a situação deve se agravar em agosto.

Durante o ano passado, os incêndios consumiram 17 mil hectares do parque, valor correspondente a 55,5% da área total da Unidade de Conservação.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck e o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges, estiveram em contato com os militares para saber como caminha o trabalho de prevenção.

"No ano passado tivemos muitas ocorrências que trouxeram perdas enormes para o Estado, mas este ano estamos tomando todas as medidas necessárias para impedir que a situação se repita, mesmo diante da gravidade climática", explica Verruck.

 

Com informações da Semagro / Foto de capa: Divulgação Imasul


Últimas Notícias