Proposta de MP com mudanças no sistema de inspeção é enviado à Casa Civil

Ministro da Agricultura disse, durante visita à Expointer, que texto encontra-se na Casa Civil com Eliseu Padilha

Proposta de MP com mudanças no sistema de inspeção é enviado à Casa Civil

Ministro da Agricultura disse, durante visita à Expointer, que texto encontra-se na Casa Civil com Eliseu Padilha

Pecuária
Por Esthéfanie Vila Maior - SBA
31/08/2018 às 13h
Blairo Maggi durante visita à Expointer, em Esteio

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, afirmou ter enviado à Casa Civil da Presidência da República a proposta de Medida Provisória (MP) que cria um fundo para pagamentos de fiscais que atuam junto a frigoríficos. A declaração foi dada durante visita à Expointer, na quinta-feira (30).

“Está lá (a proposta) com o ministro Eliseu Padilha. A gente está conversando e eu já pedi prioridade. Não consigo implantar neste ano, mas quero deixar tudo pronto para que no ano que vem aconteça”, afirmou.

Maggi explicou que não se trata de servidores, mas fiscais que prestarão serviço ao governo e deverão ser selecionados pelo ministério. Os trabalhadores atuam junto às linhas de produção. O objetivo é “deixar tudo transparente” e facilitar a manutenção da presença de produtos brasileiros no mercado internacional. “O que estamos buscando são alternativas ao sistema atual. E, no final, a responsabilidade da auditoria é sempre do poder público. Não há como terceirizar esse processo”, disse.

O ministro também comentou sobre a parceria com o setor privado para eliminar pontos de risco de contaminação em frigoríficos, a partir de suporte técnico-científico da Embrapa. “Por exemplo, na área de suínos, assim que ocorre o abate é tirada a cabeça e colocada na retaguarda. Isso, porque todas possibilidades de contaminação numa carne suína, vêm por parte dos glândulos na cabeça. O resultado, então, foi a queda e de 90% no rechaço das carcaças e maior segurança, além de não haver contaminação”.

Veja também


Comentários


© Copyright 1996-2018 - Sistema Brasileiro do Agronegócio - Todos os Direitos Reservados