Produção de grãos deve crescer 30%; e de carnes, 27% no Brasil

Produção de grãos deve crescer 30%; e de carnes, 27% no Brasil

Agricultura Economia Matérias
Por Esthéfanie Vila Maior - SBA
24/07/2018 às 12h

Nos próximos dez anos, o Brasil deve produzir 70 milhões de toneladas de grãos a mais, saltando de 232 milhões de toneladas para uma safra de 302 milhões de toneladas em 2027/2028, de acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. A projeção foi divulgada no evento internacional Global Agribusiness Forum 2018 (GAF 18), em São Paulo, nesta segunda-feira (23).
 
Segundo Maggi, o aumento deve ser puxado principalmente pela soja (156 milhões de toneladas) e milho (113 milhões de toneladas). “O uso crescente de tecnologia e plantio direto na palha, de sementes certificadas e novos métodos de cultivo, têm sido responsável pelo aumento da produção agrícola (30%) e corresponde ao dobro da variação de área de grãos (14,5%)”, explicou o ministro.
 
Pecuária
As carnes bovina, suína e de frango devem passar de 27 milhões de toneladas para 34 milhões de toneladas, uma alta de 7 milhões de toneladas (27%) no mesmo período. De acordo com Maggi, a pecuária também tem introduzido novas tecnologias.
 
O uso de raças melhoradas, de medicamentos, controle de cruzamentos, boas práticas de manejo, entre outras técnicas e procedimentos, têm contribuído para o desempenho e a melhoria da produção.
 
Os números integram o estudo da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (SIRE/Embrapa).

Veja também


Comentários


© Copyright 1996-2018 - Sistema Brasileiro do Agronegócio - Todos os Direitos Reservados