Primeira feira internacional de vinho no Brasil será realizada em setembro

América do Sul ainda não possui uma grande feira do setor, segundo presidente do Instituto Brasileiro do Vinho

Primeira feira internacional de vinho no Brasil será realizada em setembro

América do Sul ainda não possui uma grande feira do setor, segundo presidente do Instituto Brasileiro do Vinho

Nacional
Por Esthéfanie Vila Maior - SBA
27/07/2018 às 13h
Brasil ocupa a 16ª posição internacional como produtor de
uvas para vinhos vinhos e espumantes

A primeira edição da Feira Internacional do Vinho está marcada para o período de 26 a 29 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, e o diretor de relações institucionais da entidade, Carlos Paviani, se reuniram, nesta quinta-feira (26), para promover o evento.

Apesar de não ter grande expressão como consumidor de vinhos, o Brasil ocupa a 16ª posição internacional como produtor de uvas para vinhos e espumantes, 26ª na produção de vinhos e espumantes e 18ª em área cultivada. Segundo dados da Organização Internacional de Vinha e do Vinho (OIV), o país registrou um aumento de 169% na produção durante o último ano, chegando a 3,4 milhões de hectolitros. 

O objetivo da feira é promover a produção de vinhos, espumantes e suco de uva nacional. Além da comercialização e divulgação dos produtos, o enoturismo também está na agenda da Ibravin. De acordo com o presidente do instituto, não existe uma grande feira do setor na América do Sul. Os eventos mais importantes estão na Europa, que é o maior produtor e consumidor mundial.

O consumo no Brasil ainda é pequeno, quando comparado a outros países com maior tradição. A população brasileira consome em média 1,8 litro per capita ao ano. Já os líderes portugueses consumiram 54 litros/ano, os franceses 51,8 litros/ano e os italianos 41,5 litros/ano, em 2017, segundo a OIV.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro de uvas para a produção de vinhos, espumantes e sucos de uvas. Os gaúchos respondem por cerca de 90% da produção. No país, 12 estados produzem uvas para fazer as bebidas.

Veja também


Comentários


© Copyright 1996-2018 - Sistema Brasileiro do Agronegócio - Todos os Direitos Reservados