Embrapa participa de evento para discutir desperdício de alimentos

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apresentará resultados de pesquisa sobre perdas na pós-colheita de hortaliças

Embrapa participa de evento para discutir desperdício de alimentos

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apresentará resultados de pesquisa sobre perdas na pós-colheita de hortaliças

Agricultura
Por Esthéfanie Vila Maior - SBA
07/08/2018 às 10h
Embrapa apresenta pesquisa sobre perdas pós-colheitas
de hortaliças em workshop 

Cerca de 1/3 de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado ou descartado, de acordo com estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para a agricultura e alimentação. Uma das metas, que integram os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU, é reduzir pela metade as perdas de alimentos até 2030.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realiza, nos dias 9 de 10 de agosto, um workshop sobre perdas e desperdícios de alimentos. O evento dará início ao trabalho do grupo gestor criado recentemente pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) para tratar do tema. 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará os resultados de pesquisa e metodologias relacionadas à mensuração de perdas na pós-colheita da cadeia de hortaliças. A Embrapa também será responsável pelo painel que terá participação de Felicitas Schneider, pesquisadora ambiental, especialista em redução de desperdícios e coordenadora do MACS G20.

A Embrapa desenvolve pesquisas sobre perdas de alimentos em toda a cadeia produtiva, incluindo diversas soluções tecnológicas, há mais de 40 anos. Além disso, participa de outras frentes, como a “Semana Nacional de Conscientização de Perda e Desperdício de Alimentos”, o "Seminário Internacional União Europeia-Brasil sobre perdas e desperdícios de alimentos em cadeias agroalimentares: oportunidades para políticas públicas", a campanha “#SemDesperdício”.

Comitê Técnico de Perdas e Desperdício de Alimentos
A empresa também faz parte do Comitê Técnico de Perdas e Desperdício de Alimentos, criado no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O Comitê é responsável pela implementação da estratégia intersetorial para a redução de perdas e desperdício de alimentos no Brasil.

Veja também


Comentários


© Copyright 1996-2018 - Sistema Brasileiro do Agronegócio - Todos os Direitos Reservados