CNA pede financiamento da assistência técnica pelo crédito rural

Decisão foi tomada em conjunto com outras entidades do setor do agronegócio

CNA pede financiamento da assistência técnica pelo crédito rural

Decisão foi tomada em conjunto com outras entidades do setor do agronegócio

Nacional
Por Esthéfanie Vila Maior - SBA
16/08/2018 às 09h
Reunião do Núcleo de Execução sobre Assistência Técnica

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai enviar um documento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pedindo o retorno do financiamento da assistência técnica com recursos do crédito rural, que foi retirado, em julho, do Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019.

A decisão foi tomada em conjunto com outras entidades do setor durante reunião do Núcleo de Execução sobre Assistência Técnica, realizada nesta quarta-feira (15). O encontro abordou ações que serão feitas para reverter a questão a curto, médio e longo prazo.

“A assistência técnica é de suma importância para nosso produtor, para a gestão da propriedade dele e hoje tivemos como encaminhamento um documento que será entregue ao Ministério da Agricultura na próxima semana, mostrando porque a assistência técnica deve estar vinculada ao crédito rural com juros controlados”, afirmou o presidente em exercício da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola. 

O presidente da Associação das Empresas de Assistência Técnica do Mato Grosso do Sul, Juliano Pizzatto, explica que o insumo é um dos mais importantes para a atividade rural porque “o assistente técnico está presente desde a tomada de decisão, o planejamento da atividade, até o produto entregue no armazém”.

Outro item da pauta foi a criação de um conjunto de propostas para melhorar a qualidade da assistência técnica no país com a participação de entidades como Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Federal de Médicos Veterinários, Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Veja também


Comentários


© Copyright 1996-2018 - Sistema Brasileiro do Agronegócio - Todos os Direitos Reservados