Brasil participa de reunião da Organização Internacional do Café

Evento reúne em Londres os principais países produtores e consumidores de café 

Brasil participa de reunião da Organização Internacional do Café

Evento reúne em Londres os principais países produtores e consumidores de café 

Agricultura
Por Esthéfanie Vila Maior - SBA
18/09/2018 às 09h
Colheita brasileira de café está estimada em quase 60 milhões de sacas

O secretário de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo está representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na 122ª reunião do conselho da Organização Internacional do Café (OIC), que segue na sede da entidade, em Londres, até sexta-feira (21).

A OIC reúne os principais países produtores e consumidores de café. São discutidas as políticas cafeeiras conduzidas pelos produtores, a dinâmica de consumo e políticas de apoio ao setor. 

No evento, além da análise de mercado, será tratada a sustentabilidade da cultura no aspecto ambiental, social e econômico. Também será abordada a participação das mulheres na valorização da cadeia produtiva.

O Brasil tem papel de destaque na OIC, por ser o maior país produtor e exportador no mundo. A colheita brasileira deste ano está estimada em quase 60 milhões de sacas, representando 35% da produção mundial. As exportações devem atingir 30 milhões de sacas, equivalentes a 26% do comércio internacional do grão.

A cafeicultura nacional gera receita anual de exportação de U$ 5 bilhões, com valor bruto da produção de R$ 24 bilhões. “Além disso, a cultura do café no Brasil tem grande importância social por congregar cerca de 300 mil produtores em quase 2 mil municípios, com área média de 7 hectares”, explica o secretário.

Veja também


Comentários


© Copyright 1996-2018 - Sistema Brasileiro do Agronegócio - Todos os Direitos Reservados