Brasil é líder mundial de exportação e segundo maior produtor avícola do mundo

Dia do Avicultor é comemorado nesta terça-feira (28)

Brasil é líder mundial de exportação e segundo maior produtor avícola do mundo

Dia do Avicultor é comemorado nesta terça-feira (28)

Pecuária
Por Esthéfanie Vila Maior - SBA
28/08/2018 às 09h
Brasil deve exportar este ano 4,2 milhões de toneladas

O Dia do Avicultor é celebrado nesta terça-feira (28). O profissional é responsável pela criação de aves, manejo, alimentação e sanidade das granjas. Ou seja, pela base da cadeia produtiva de carne de frango e de ovos do país.

Líder mundial de vendas externas e segundo maior produtor do mundo, o Brasil deve exportar este ano 4,2 milhões de toneladas e produzir em torno de 13 milhões de toneladas de carne de frango. O consumo interno de ovos aumentou. A estimativa per capita para este ano é de 212 unidades, contra 192 unidades em 2017.

A ciência associada à tecnologia aplicada no modelo avícola brasileiro é referência mundial em qualidade, status sanitário, sustentabilidade e produtividade. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, explica que a parceria entre produtores integrados e as agroindústrias colocaram a cadeia produtiva da avicultura brasileira entre as mais avançadas e eficientes do mundo.

A avicultura também é responsável por 3,5 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, além de alimentar centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

“O avicultor, neste contexto, tem papel primordial, produzindo proteínas da mais alta qualidade, que coloca o país dentre os maiores produtores internacionais de aves e ovos, além da liderança mundial nas exportações de carne de frango. São recursos que ajudam a girar a economia de pequenos municípios das várias regiões do Brasil”, afirma.

Veja também


Comentários


© Copyright 1996-2018 - Sistema Brasileiro do Agronegócio - Todos os Direitos Reservados