Queimadas geram consequências aos animais

Animais de grande porte também podem ser afetados pelo problema

23/08/2019 às 15:31 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As queimadas que ocorreram durante o mês de agosto se tornaram um assunto frequente. Esse tipo de situação pode ocasionar prejuízos também aos animais de grande porte. O médico veterinário e mestre em ciências veterinárias, Thiago Pantoja afirma que as consequências podem atingir animais de produção. “Em sem tratando de animais de produção, as queimadas num primeiro momento destroem as pastagens, fazendo com que estes animais sofram ainda mais pela escassez de alimento, que diga-se se passagem nessa época do ano já estão prejudicados pela seca”.

Thiago Pantoja ressalta que várias alterações fisiológicas para resfriar a temperatura corporal do animal podem ocorrer, já que o calor fere a zona de conforto dos animais, diminuindo seu desempenho e podendo levar até consequências mais graves. “Esse stress térmico causa aumento principalmente da Frequência Respiratória, a fim de aumentar a evaporação e reduzir a temperatura interna. Pode-se dizer que o animal está fadigado, perde peso, perde capacidade produtiva e além disso, a fumaça intoxica os animais, dependendo da quantidade pode levar a morte por asfixia”.

A água é um fator importante no desempenho dos animais, segundo o médico veterinário. “A água também pode ser uma fonte de prejuízo aos animais, em termos práticos a boa qualidade da água é fator decisivo no desempenho dos animais. Com o uso de bebedouros nas fazendas fica mais difícil essa contaminação, caso seja via açude, essa fuligem pode fazer com esses animais, devido ao aspecto e possível resíduo, não ingiram esta água”.


Últimas Notícias