Atualização do Guia de Seguros Rurais traz novidades sobre produtos e modalidades de seguro

Documento apresenta novas informações para produtor investir com segurança

21/08/2019 às 10:53 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizaram a atualização do Guia de Seguros Rurais, que recebeu modificações no conteúdo com o objetivo de melhorar informações para os produtores e agentes ligados ao ramo da agropecuária sobre os produtos de seguros do setor disponíveis no mercado brasileiro.

A publicação traz novidades sobre as modalidades de seguro com a inclusão do seguro paramétrico, também conhecido como Índices Climáticos, que considera as oscilações dos parâmetros climáticos, como temperatura e precipitação, e que tem como base de cálculo o valor esperado a ser recebido com a produção. Além disso, a atualização do documento apresenta informações mais completas sobre o funcionamento dos produtos de seguro para florestas, café, frutas, hortícolas, bovinocultura e aquicultura.

Outra novidade é a criação de um capítulo voltado exclusivamente ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), estudo indicativo do calendário de plantio ou semeadura das culturas, fundamental para contratação do seguro e recebimento da indenização. O documento traz também uma lista com as 14 companhias seguradoras cadastradas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) com as informações sobre regiões e atividades ofertadas de seguro rural.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) 


Últimas Notícias