China anuncia importação de lácteos do Brasil

Anúncio foi feito pela ministra da Agricultura Tereza Cristina

23/07/2019 às 12:24 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:

A China anunciou que vai importar leite em pó e queijos do Brasil. A informação foi dada pela ministra da Agricultura Tereza Cristina, em entrevista à Rádio CBN de Campo Grande(MS). A ministra está em recesso e cobre agenda particular em sua terra natal.

A notícia chegou ao conhecimento da ministra na manhã desta terça-feira(23). Ela lembrou que o mercado brasileiro de lácteos foi um dos assuntos tratados durante a missão oficial, que chefiou, em maio, em países da Ásia, dentre eles a China.

Segundo a ministra, o comunicado chinês chega em um momento de muita dificuldade para o setor leiteiro do país. “Tem muita gente desanimada e essa notícia traz esperança ao pequeno produtor e à indústria”, disse a ministra. Ela se referiu a perdas no preço do leite ao produtor, e às importações de lácteos de países do Mercosul, que prejudicam o mercado interno.

Legenda: queijo artesanal produzido no Brasil

O Brasil produziu em 2018 mais de 35 bilhões de litros de leite (35 milhões de toneladas). A China é o maior importador de lácteos do mundo. Em 2017, segundo dados do portal MilkPoint, os chineses importaram o equivalente a 2,6 milhões de toneladas de lácteos. De acordo com a ministra, o interesse chinês é por leite em pó e queijo do tipo fresco e do tipo curado.

Tereza Cristina considerou a notícia como “das mais importantes” porque pode melhorar a vida de 1,2 milhão de produtores brasileiros de leite. “A cadeia do leite tem caráter econômico e social. Estou animada com a perspectiva de melhoras”, disse. Mas, ressalvou que a melhora não será vista “amanhã”. “É preciso um tempo de maturação, mas só de termos a notícia já é importante para movimentar o mercado”, acrescentou.

A ministra revelou que recebeu a notícia pela manhã no Brasil, quando já era noite na China. “Vamos esperear até amanhã (quarta-feira), para ter detalhes do comunicado chinês”, informou.

De acordo com Tereza Cristina, o comunicado chinês e o acordo do Mercosul com a União Europeia começam a montar “um cenário importante, positivo, para vários setores da economia do Brasil”. Hoje, segundo ela, “foi o dia do leite”.


Últimas Notícias