ABCZ inova no lançamento de sumários de touros da Expogenética

Lançamento contará com palestra sobre grau de confiança na avaliação genética

19/07/2019 às 10:34 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) realiza, de 17 a 25 de agosto, em Uberaba, a edição 2019 da Expogenética. A feira, principal do melhoramento genético do Zebu, reúne os programas de avaliação das raças indianas que produzem carne e leite no Brasil.

É tradição esperada na feira o lançamento dos Sumários de Touros de programas de entidades e centros de pesquisa como a própria ABCZ(PMGZ), ANCP, Embrapa(Geneplus), IZ, Embrapa/ABCGil e outros. Nos sumários, os programas divulgam resultados das atualizações do potencial de antigos e novos reprodutores, medido pelo desempenho de sua progênie.

Uma das novidades da Expogenética 2019 será promover o lançamento dos sumários durante um encontro de todos os programas de avaliação inscritos na feira. Será no dia 19, data da abertura oficial, a partir de 15h, no Parque Fernando Costa.

O lançamento contará com a apresentação de palestra, pelo professor Fábio Toral, da UFMG(Universidade Federal de Minas Gerais), sobre o tema: Acurácia.

Acurácia é um item de um programa de seleção que representa o grau de confiabilidade das predições genéticas. Na prática, a acurácia confere um percentual de certeza do que se espera de um reprodutor. Tome-se como exemplo o seguinte: na avaliação de um touro, está uma DEP (Diferença Esperada na Progênie) de dez quilos a mais de peso em um bezerro desmamado – na comparação com o peso dos animais criados em mesmas condições; ao usar o touro na vacada de corte, o pecuarista terá um grau de confiabilidade sobre o resultado do peso das crias à desmama (dez quilos a mais). Em outras palavras, a acurácia confirma e reforça o resultado obtido em uma avaliação genética.

Em entrevista ao jornalista Mário Santos, da ABCZ, o superintendente-técnico da entidade, professor Luiz Antônio Josahkian, revelou que a ideia do debate entre representantes dos programas de seleção, “é levar, ao usuário final da genética [o pecuarista], informações de como ele deve interpretar a predição do valor genético, a DEP”. Segundo Josahkian, trata-se de “um fator determinante na escolha adequada da informação”.

 

ABCZ-Embrapa

A exemplo da edição da Expogenética do ano passado, A ABCZ e a Embrapa/Geneplus lançarão um sumário de touros em conjunto. Na opinião de Luiz Josahkian, a parceria de ambos permitiu processar uma das maiores avaliações genômicas de raças bovinas do mundo. “Com certeza, é a maior entre as raças zebuínas”, completou.

Josahkian reforçou que, para chegar a esse nível, a avaliação da ABCZ-Embrapa contou com um banco de dados de mais de seis milhões de fenótipos, mais de 13 milhões de animais, e um banco de genotipagem de 85 mil animais. “Na Expogenética, vamos lançar para a raça Nelore não apenas um Sumário, mas toda a avaliação genética conjunta”, destacou o superintendente.

(Na foto, o superintendente-técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian)


Últimas Notícias