Mapa participa do Congresso Mundial da Vinha e do Vinho

Pautas como viticultura, enologia, direito e economia serão tratadas no evento

16/07/2019 às 10:09 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começou ontem, segunda-feira (15) e segue até sexta (19) o 42º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, em Genebra (Suíça), promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Serão abordadas pautas como viticultura, enologia, direito e economia, segurança e saúde, por comitês científicos formados por profissionais vinculados à pesquisa, regulamentação e produção de vinhos e derivados de 47 países-membros.

O coordenador geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Vitor Müller representa o Brasil na OIV, ele que é agrônomo, mestre cervejeiro certificado pelo VLB-Berlin (instituto de pesquisa, treinamento, educação e serviços para a indústria cervejeira), com mestrado em tecnologias químicas e biológicas.

A produção, circulação e comércio de vinhos e derivados da uva e do vinho no país são regulados pela Lei 7.78/88 e pelo decreto regulamentador 8.198/2014, sendo atribuição da coordenação junto à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), implementando ações de fiscalização, padronização e regulamentação dessas bebidas. Nos estados a fiscalização é executada pelos auditores fiscais, lotados nos serviços de inspeção de vinhos e bebidas das superintendências do Mapa.

A brasileira Regina Vanderlinde, eleita no ano passado para presidir a OIV. A candidatura foi coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais da estatal, em parceria com Ministério das Relações Exteriores e o setor vitivinícola do país, destinando-se a importância da atividade para o país. Ela é enóloga, professora na Universidade de Caxias do Sul, formada em Farmácia Bioquímica, Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Enologia pela Universidade de Bordeaux.


 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)


Últimas Notícias