Exportações de algodão em 2019 devem bater recorde

Colheita de caroço deve chegar a aproximadamente 4 milhões de t na safra atual

16/07/2019 às 09:31 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Para este ano a expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que as exportações do algodão possam atingir cerca de 1,5 milhão de toneladas, um aumento de 60% na quantidade embarcada na safra passada, em decorrência da alta da procura internacional pela pluma aumentou o interesse dos produtores brasileiros nesta cultura nas últimas safras.

Para safra 2018/2019 é esperado uma safra recorde do produto, com produção estimada em 6 milhões de t, entre pluma e caroço. A elevação significativa em relação ao período anterior, quando foram obtidos 5 milhões de toneladas.

O volume a ser colhido pode chegar a 2,6 milhões de t., apenas para a pluma. A colheita de caroço deve chegar a aproximadamente 4 milhões de t na safra atual.

Segundo dados do boletim de safras da Conab, os agricultores têm demonstrado interesse em decorrência da boa rentabilidade da cultura. Mesmo com o custo de produção alta correspondente à alta tecnologia empregada no cultivo, o algodão indica um retorno de cerca 38,7% sobre o investimento no plantio da pluma.

O cenário favorável atrai interesse pelo cultivo da fibra em algumas antigas regiões produtoras, como por exemplo do Paraná. Para o período 2018/2019, as estimativas indicam que sejam plantados 700 hectares.

O estado já foi o principal produtor do país, na safra 1989/1990 chegou a concentrar 50% da produção total. Embora naquele ano lavouras foram dizimadas em consequência das condições climáticas desfavoráveis, e aos baixos preços da pluma praticados pelo mercado, o que levou o estado a abandonar o cultivo de algodão por alguns anos agrícolas.

 

 

Fonte: Conab


Últimas Notícias