Mapa lança programa para prevenir o ingresso de pragas ausentes no país

O programa prevê a criação de planos nacionais específicos de prevenção e vigilância para cada praga considerada como prioritária

03/07/2019 às 12:51 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação MAPA

Foi publicado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial da União a Portaria nº 131, que cria o Programa Nacional de Prevenção e Vigilância de Pragas Quarentenária Ausentes (PNPV). O foco do projeto é evitar o ingresso das pragas quarentenárias ausentes no país.

Conforme a portaria o programa também visa manter um sistema de vigilância para detectar e identificar as pragas nas áreas mais vulneráveis, além de aplicar medidas de mitigação de risco nos casos de suspeita de entrada de uma praga quarentenária ausente.

Também está previsto que sejam criados planos nacionais específicos de prevenção e vigilância para cada praga considerada como prioritária, a partir de critérios definidos pelo Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa.

Livro

Estão identificadas no livro “Priorização de Pragas Quarentenárias Ausentes no Brasil” as 20 pragas e doenças que apresentam mais riscos para economia brasileira. A publicação foi feita através do Departamento de Sanidade Vegetal em parceria com especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e será apresentado amanhã, quinta-feira (4) no auditório Olacyr de Morais, às 9h30, no Mapa.

 

Fonte:  Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa)


Últimas Notícias