Volume de café pode ser menor na temporada

USDA revisou para baixo os estoques do grão no Brasil

20/06/2019 às 10:03 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em estudo divulgado nesta quarta-feira(19/6), o Cepea-Centro de Pesquisas em Economia Aplicada da Esalq/USP aponta que os estoques de passagem de café, na safra 2018-2019, serão menores. O dado leva em conta a comparação com estimativa anterior feita por pesquisadores do centro.

Em nota, o Cepea explica que também leva em conta os embarques brasileiros de café, que estão “em ritmo acelerado”.

Em maio, as exportações atingiram novo recorde para o mês: 3,5 milhões de sacas de 60 kg. O volume representa avanço de 9,3% frente a abril e mais que o dobro da quantidade de maio/18, de acordo com dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café).

Outro dado considerado no estudo é a estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sobre os estoques brasileiros. O USDA revisou o balanço final para 3,8 milhões de sacas em maio, contra 6,8 milhões na primeira estimativa.

Segundo o Cepea, a redução dos estoques será refletida especialmente em 2019/20. “Com a menor produção esperada, devido, especialmente, à bienalidade negativa, e com as expectativas de que o consumo siga em alta e os embarques, em bons níveis, a oferta pode ser limitada”, conclui a nota.


Últimas Notícias