Diarreia Epidêmica dos suínos preocupa produtores

O vírus Porcine Epidemic Diarrhea (PDEv) vem causado prejuízos à suinocultura dos EUA provocando grande mortalidade entre os leitões

14/06/2019 às 11:59 atualizado por Vinícius Souza - SBA | Siga-nos no Google News
:

O virús não oferece risco ou ameaça ao consumidor, nem restrições ao comércio internacional de carne suína, porém sua presença tem gerado prejuízos econômicos, cerca de 14% da oferta de carne suína apresentara queda nos Estados Unidos. o vírus representa um potencial perigo à suinocultura brasileira pelos danos econômicos que pode provocar.

Não há registro em território brasileiro, mas em países como Peru e Colômbia casos já foram identificados. o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com a Embrapa, agroindústrias, produtores e laboratórios, formaram um comitê para elaborou um plano de contingência e fez sugestões de medidas de biossegurança para a produção brasileira

O tema também será debatido durante o Primeiro Simpósio Abraves MS (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos) O evento acontece nos dias 25 e 26 de Junho no auditório da Famasul em Campo Grande MS.

Presidente da Abraves MS, Carlos Carrijo, explica que o I Simpósio foi idealizado para capacitar e atualizar os profissionais que atua na suinocultura. “Estamos organizando um encontro que leve informações atuais em um debate de alto nível, aos participantes”, afirma.


Últimas Notícias