Exportações de carne bovina para a China estão liberadas

Ministério da Agricultura confirma fim da suspensão temporária dos embarques

13/06/2019 às 10:50 atualizado por Jorge Zaidan - SBA | Siga-nos no Google News
:

A China, maior parceiro comercial do Brasil, voltará a importar carne bovina, após interrupção determinada, no último dia 3 de junho, pelo Ministério da Agricultura brasileiro. O órgão havia suspendido, temporariamente, a emissão de certificados sanitários para a China, após o registro de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) detectado em Mato Grosso.

Após a constatação do caso atípico, e diante do bom serviço de inspeção sanitária no Brasil, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), definiu, no dia 3/6, pelo encerramento do caso sem alteração do status sanitário brasileiro, que segue como risco insignificante para a doença.

De acordo com nota oficial, a suspensão da emissão de certificados para a China ficou definida “até que autoridades chinesas concluíssem a avaliação das informações já transmitidas sobre o episódio, cumprindo-se, assim, o disposto no protocolo bilateral assinado em 2015”.

Na manhã desta quinta-feira, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou, oficialmente, a volta das importações de carne bovina pelo país asiático.

 


Últimas Notícias