Soluções tecnológicas serão apresentadas na Hortitec 2019

Embrapa lança diversas cultivares no evento

05/06/2019 às 20:00 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
A mandioquinha-salsa BRS Acarijó 56
Foto: Nuno Madeira 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará algumas soluções tecnológicas na 26ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que nesta edição foca na elevação da produtividade e qualidade dos produtos sem aumentar custos e consumo de recursos, como água e energia. O evento ocorre entre 26 a 28 de junho, no Parque de Exposições da Expoflora, em Holambra (SP). 

A BRS Acarijó 56 será lançada no segundo dia da Hortitec (27), que é a primeira variedade de mandioquinha-salsa da estatal voltada para a indústria. A cultivar possui precocidade de colheita e produtividade superior a 50 toneladas por hectare, que é o dobro da cultivar mais plantada no Brasil e o triplo da média nacional. Outro destaque é que ela permite a redução de 40 a 50% na necessidade de mão de obra nas fases de preparo de mudas e de plantio. Isso ocorre porque as plantas dessa cultivar são maiores e mais vigorosas, permitindo um maior espaçamento e menor número de plantas por hectare. 

Outras cultivares serão apresentadas no evento, como por exemplo: tomate BRS Zamir, que é um híbrido do segmento “grape” para consumo fresco, cujo destaque é seu elevado teor de licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres no organismo; a pimenta biquinho BRS Tui, que se destaca pela sua coloração salmão, frutos doces e aromáticos, além de possuir potencial para atender nichos que buscam o desenvolvimento de produtos diferenciados; as cultivares de batata BRS Camila F63, que tem alto potencial produtivo e é adaptada aos agroecossistemas brasileiros, e a BRS Clara voltada, preferencialmente, para preparação de saladas e pratos afins, além de ter resistência à requeima, que é a doença mais devastadora das lavouras da cultura; a batata-doce BRS Amélia que tem casca de coloração rosa claro, cor da polpa alaranjado intenso, sendo rica em provitamina A; e a amora Preta BRS Cainguá com aptidão para consumo fresco e equilíbrio entre doçura e acidez. 

 

 

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)


Últimas Notícias