Embrapa lança cultivar de soja tolerante a veranicos

Nova cultivar foi apresentada na Bahia e é destinada ao Matopiba

03/06/2019 às 10:55 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Juliana Miura

O setor de Cerrados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou na última terça-feira (28) do mês de maio, a cultivar de soja BRS 8980 IPRO que indica tolerância às variações climáticas e com capacidade de atingir altas produtividades mesmo em regiões com ocorrência de veranicos frequentes.

Ela é direcionada para a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A cultivar foi desenvolvida em parceria com a Fundação Bahia e foi apresentada a produtores, consultores e técnicos agrícolas durante o Workshop de Divulgação dos Resultados de Pesquisas da Safra de Soja 2018/2019, na feira Bahia Farm Show, que acontece em Luís Eduardo Magalhães (BA).

A cultivar da estatal visa garantir o ganho de produtividade dos agricultores. A BRS 8980 IPRO é adaptada às necessidades do oeste da Bahia e das outras áreas do Matopiba, onde foram realizados testes durante cinco anos, com intenso déficit hídrico, o que atestou sua tolerância à escassez de chuva, que é frequente na região. Ela tem um sistema radicular bem desenvolvido, formando raízes profundas e volumosas, permitindo à planta alcançar a água que está disponível em camadas mais profundas do solo e não sofrer muito com o estresse hídrico que afeta significativamente as outras variedades cultivadas na região.

 

 

 

 

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)


Últimas Notícias